O que são Amigurumis?

O que são Amigurumis?

 

Quem é fã da cultura japonesa provavelmente já ouviu falar de "Amigurumi", que é uma das principais tendências no Japão e está a conquistar aos poucos o mundo inteiro.

Amigurumi, além de ser um trabalho manual que qualquer pessoa pode fazer na sua própria casa (sendo um DIY), também é um estilo de vida. Apesar de já ter conquistado uma grande parte do mundo, em Portugal este nome e conceito ainda está a crescer e a desenvolver-se.

 

Vamos falar sobre Amigurumi...

 

Amigurumi, uma arte que cria um universo de personagens fofos!

Na verdade, Amigurumi é uma técnica japonesa para criar pequenos bonecos feitos de croché ou tricô. Esta técnica também é usada para criar objectos como utensílios domésticos e comida de características antropomórficas, porém é na confecção de peluches e bonecos que ganhou a sua maior fama.

O fenómeno Amigurumi iniciou-se nos anos 80 e desde então tem crescido a pouco e pouco e conquistando cada vez mais adeptos em todo o mundo.

O Japão é conhecido pela sua cultura “kawaii” (fofa) e estes bonecos fazem muito sucesso por lá, sendo esta uma das suas características principais.

 

 

Vamos agora falar sobre algumas curiosidades destes bonecos tão fofos e que são feitos com muito capricho.

 

Como surgiu o fenómeno Amigurumi?

O Japão é conhecido pelas suas técnicas de tecelagem milenares, como o Kasuri e o Shibori, técnicas muito utilizadas na indústria têxtil. No entanto, quer o croché como o tricô foram técnicas importadas do ocidente e usadas pelos Samurais na confecção das suas próprias meias (isso mesmo! Samurais faziam croché e tricô!).

Já a técnica Amigurumi e a criação de bonecos em croché só surgiu nos anos 80 junto com o desenvolvimento dos gráficos e com o advento da cultura Kawaii. Nesta época, o mercado japonês começou a valorizar a alta qualidade estética da sua cultura pop, focou-se no público feminino e todas as prateleiras foram inundadas com produtos com características fofas, delicadas, adoráveis e meigas, sendo a gatinha "Hello Kitty" um dos exemplos que surgiu nessa época.

 

 

Com a grande procura por coisas Kawaii, também surgiram as primeiras revistas com tutoriais e receitas passo-a-passo para a criação de Amigurumis e em 10 de Janeiro de 2002 foi criada a primeira "Associação Japonesa de Amigurumi".

 

 

O que significa a palavra Amigurumi?

Amigurumi (あみぐるみ) provavelmente nasceu da junção das palavras “Ami” (編み), que tem vários significados, entre eles, “tricô” ou “malha” e “Nuigurumi” (ぬいぐるみ) que significa “animais de peluche”. Ou seja, Amigurumi significa “animais de peluche em tricô”.

Além da linha de croché ou novelo de lã, outros materiais são usados como algodão para encher os bonecos. Os olhos podem ser botões, por exemplo botões de plástico que imitam olhos reais, ou bordar com linha. A cabeça, o tronco e os membros geralmente possuem formas esféricas ou cilíndricas. Em alguns casos, arames são usados nas articulações para manter o boneco em posições específicas. O Amigurumi pode ter diversas formas mas costuma-se dar mais destaque à cabeça e olhos, que geralmente são maiores em relação ao resto do corpo, para enfatizar as suas características fofas.

 

 

Os Amigurumis podem ter vários tamanhos, mas geralmente medem entre 10 e 30 cm. A confecção de um Amigurumi em croché é feita com linha ou lã média, e agulha 4 mm. Apesar da variedade de técnicas que podem ser usadas, a prevalecente é o uso de ponto baixo junto ao anel mágico, com reduções invisíveis para manter a consistência do ponto e o enchimento do boneco.

Muitos exemplos das inúmeras possibilidades criativas do Amigurumi são as bonecas em croché, ursos, polvos, variados animais, personagens de desenhos animados, flores, entre muitos outros trabalhos que se pode fazer. A palavra certa para se unir à criação destes peluches é - criatividade. Existem muitas receitas que se pode seguir, mas cada criador pode e deve dar sempre o seu toque pessoal e personalizar o seu Amigurumi. Para quem está a começar a aprender a fazer Amigurumi pode parecer complicado no início, mas a verdade é que mesmo as versões mais simples para iniciantes são muito bonitas e chamativas, revelando a beleza incrível desta técnica mesmo nas mãos dos aprendizes. Para quem já tem alguma experiência a fazer Amigurumis, consegue produzir trabalhos maravilhosos e encantadores e tem ainda a capacidade de ler e adaptar receitas ao seu gosto, dando sempre o seu toque pessoal ao trabalho.

 

 

E atenção que os Amigurumis encantam tanto crianças como adultos! Como se costuma dizer...
não é a toa que que os Amigurumis agradam tanto aos miúdos como a graúdos. São produtos perfeitos, macios e fofos para as crianças brincarem, assim como excelentes itens de decoração de ambientes como a casa e, principalmente, quarto de bebés e crianças.

Para quem tem filhos, presentear uma criança com um peluche deste tipo assegura uma brincadeira segura e protege o meio ambiente, uma vez que os materiais usados na sua criação costumam ser biodegradáveis. Para quem é um coleccionador ou decorador, ter estas peças a decorar a casa é essencial e cria um ambiente fantástico.

 

Mais que uma técnica... Amigurumi também pode ser um estilo de vida. Muitas pessoas encontram o equilíbrio e a sua paz interior enquanto confeccionam os seus bichinhos. Normalmente, este momento é um momento para relaxar e, acreditem, que a fazer-se croché estamos a activar imensas áreas do cérebro e a aprender a coordenar movimentos, além de que o tempo passa muito depressa enquanto os criadores deste tipo de artesanato estão perdidos no meio da sua concentração. E não é assim tão raro encontrarmos alguém na rua sentado num banco a fazer croché.

 

Philippa Marquis e Amigurumis

Um dos nossos trabalhos exclusivos são os Amigurumis. Iniciámos a sua produção em 2013, e o primeiro evento onde exibimos as nossas criações foi no Anicomics Lx 2013. Porém já tínhamos iniciado a sua confecção no ano anterior. O nosso primeiro amigurumi foi um “Pikachu”. Foi feito usando a nossa criatividade e sem seguirmos qualquer receita. 

Desde então temos produzido imensos Amigurumis, desenvolvido e melhorado a nossa técnica. E, de facto, a criação destes bonecos em croché necessita de muita dedicação e capricho. Agora somos nós que criamos as nossas próprias receitas exclusivas e tentamos sempre ir de encontro aos vossos pedidos! E o resultado final dos nossos Amigurumis mostra todo o amor e dedicação que empenhamos neles.

Porque não é só fazer croché, mas também fazer a montagem e a caracterização. É coser da forma mais imperceptível possível para ficar perfeito; é garantir que todos os detalhes estão lá; é saber tornar fofo uma personagem que inicialmente não o seria; é imaginar o resultado final muito antes de o começar a produzir; e é usar a criatividade para tornar o projecto único!

 

amigurumi-8.jpg

 

Agora que já conhecem um pouco desta fantástica técnica, não se esqueçam de passar pelo nosso site e verem os lindos Amigurumis que criamos. Estamos sempre a produzir novos Amigurumis, a melhorar, e a atender aos vossos pedidos. Por isso, se há uma personagem que adorariam ter um peluche mas não a encontram em lado nenhum, aqui é o sítio certo para a pedirem. Nós vamos criá-la junto convosco e vamos produzi-la da forma mais perfeita possível.

E estejam atentos porque temos sempre novidades e novos trabalhos!

Todos os comentários

Deixar uma resposta

Produto adicionado à lista de comparação