Pokemon Legends Arceus: Podemos esperar um combate diferente?
Após uma análise intensiva das imagens e informações que estão disponíveis e muita ponderação sobre esta pergunta, é com muita satisfação que posso anunciar que a resposta é sim… e não… mais ou menos.
Então, o que acontece é que o conceito central das batalhas vai se manter muito semelhante ao que estamos habituados. Ou seja, teremos um sistema de combate por turnos, com cada um dos Pokemon em lados opostos do campo de batalha, usando habilidades até que o outro desmaie. Claro que há mais por detrás disto, mas de uma forma simplista, o combate resume-se a isso. No entanto temos alguns elementos novos, que a meu ver, trazem um dinamismo que não tínhamos visto antes nesta série.
Agora há mais opções na fase antes de entrar em batalha. Enquanto antes andávamos horas na relva à espera de iniciar uma batalha aleatória ou íamos contra os Pokemons para iniciar uma batalha, agora a táctica é… manter a distância!? Pelos trailers de gameplay, vai ser mais importante ser sorrateiro e apanhar os Pokemons de surpresa, especialmente porque agora, eles podem atacar-nos diretamente. É verdade, aqui os Pokemons atacam pessoas!!
Por isso, é mais seguro observar á distância, estudar o comportamento deles, e atirar uma Pokebola quando eles menos esperarem! E até atirar a Pokebola implica uma escolha (e não me refiro a escolher entre uma Pokebola e uma Great Ball). Agora para iniciar um combate, temos de escolher um dos nossos Pokemons e lança-lo para a beira do nosso alvo. E só aí é que entramos no modo de combate que nos é tão familiar.
E aí dentro, temos duas novidades que vêm refrescar a fórmula que conhecemos:
- A primeira, é que podemos ver os turnos que irão acontecer e como as diferentes habilidades vão influenciar a ordem dos turnos futuros. O que me pareceu ótimo. Já não existe aquela certeza que cada Pokemon vai atacar uma vez a cada turno. Agora é possível que um Pokemon ataque 2 vezes seguidas (talvez até mais em partes mais avançadas do jogo);
- A segunda, é que todas as habilidades poderão ser usadas com um de dois estilos: O estilo forte, que reduz a velocidade do ataque, fazendo perder um turno, mas aumenta a potência dele; e o estilo ágil, que reduz a força do ataque, mas aumenta a velocidade, o que permite ter turnos consecutivos.
A minha primeira ideia foi: “olha, faz me lembrar as mecânicas do Final Fantasy X”. O que é ótimo, pois eu joguei-o até o completar. Até comecei de novo várias vezes, para experimentar coisas diferentes. Espero que o mesmo aconteça aqui. Tal como aconteceu com as versões iniciais onde experimentei passar o jogo com cada um dos starters.
Com isto em mente, acredito que o combate vai ser familiar o suficiente para veteranos e fãs da série sentirem-se confortáveis, mas inovador o suficiente para quebrar a rotina e dar uma experiência nova e diferente.
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